Specialty Coffee

Região do Cerrado Mineiro recebeu do INPI certificado oficial de Denominação de Origem para cafés

Fazenda Dona Nenem - 29/09/2014

A região do Cerrado Mineiro que possui cerca de 3,5 mil produtores e uma área de 147 mil hectares distribuídos no Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e noroeste de Minas, é reconhecida por produzir cafés de qualidade, dentre eles, o Café Dona Nenem, agora comemora nova conquista.

No dia 18 de março, durante a abertura da Fenicafé 2014promovida pela Associação dos Cafeicultores de Araguari, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado recebeu do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial o certificado oficial de Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro, para o café produzido na Região. A entrega oficial foi feita pela Coordenadora Geral de Indicações Geográficas e Registros do INPI, Lucia Regina Fernandes a Francisco Sérgio de Assis, Presidente da Federação, que é a entidade que representa, controla e promove a Região do Cerrado Mineiro.

O certificado foi assinado pelo presidente do INPI, Otávio Brandelli, na última quarta-feira (12/03), porém o Registro já havia sido publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI) 2243, de 31/12/2013.

A entrega foi prestigiada por centenas de cafeicultores, expositores e autoridades que lotavam o salão do Pica Pau Country Club, onde acontece a feira. Entre as autoridades o Presidente do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro; o Diretor Executivo da Organização Internacional do Café, Robério Silva, o diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, Jânio Zeferino e Diretor-Executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café, Nathan Herszkowicz.

Segundo Lúcia Regina, do INPI esta é uma conquista de todos os cafeicultores que compõe esta Região e na verdade não é a conclusão de um trabalho, mas o início dele. “Este é o início de um trabalho no Brasil, o país que tem maior número de pés de cafés no mundo e que ainda não tinha mostrado sua cara. Esta é uma oportunidade que nós brasileiros teremos agora de degustar um café com um atestado de origem. Agora é ter coragem e garra pra ir buscar a proteção nos mercados que são importantes pra Região, como a União Europeia, Estados Unidos e Japão. Parabenizo todos os cafeicultores que são os proprietários dessa Denominação Origem e que se uniram, pensaram juntos e conseguiram essa conquista inédita” – comemorou Coordenadora Geral de Indicações Geográficas e Registros do INPI.

Francisco Sérgio de Assis, Presidente da Federação dos Cafeicultores da Região comemorou a conquista e também a atribuiu a união de todos os produtores da Região que se propuseram a produzir um Café de Atitude: ético, rastreável e de alta qualidade. “Esse certificado resume um trabalho de anos e de centenas de pessoas, nossa Região se organizou em busca de um bem comum e hoje temos uma grande ferramenta de valorização do nosso produto nas mãos” – explicou Assis.

TerraBrava

Últimas notícias

.................................................................................................................................................................................................................................................................

Uma trajetória de Atitude: trabalho, pesquisa, qualidade e recordes Renovação de Certificados As fazendas Dona Nenem e São João Grande renovam a certificação UTZ 17ª SIPATR - Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho Rural Desde 2013, entre os melhores cafés de Minas Gerais Assista à reportagem completa do programa Chão das Gerais, da NTV, sobre o nosso 1º lugar no 13º Con As Fazendas Dona Nenem e São João Grande tem o Melhor Café Natural de Minas Gerais As fazendas Dona Nenem e São João Grande são aprovadas na Certificação Rainforest Alliance Certified Fazenda Dona Nenem foi uma das escolhidas para fazer parte do Projeto Cafés Autorais Ano começa com força total na Dona Nenem Visita de grupo estrangeiro VII Prova de Cafés Certificados Imaflora - Rainforest "Experiência na Origem" Região do Cerrado Mineiro Visitas ilustres e produtivas Obrigado Alino Duarte e Lazaro Seixas Renovação do selo UTZ CERTIFIED Lucca lança cafés campeões do Cerrado Mineiro 24º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Visita Fazenda São Lourenço Dona Nenem entre os assuntos mais comentados do ano Visita Bruno Sousa Melhor café do Brasil Nova sede Expocaccer Os melhores cafés do Cerrado Mineiro Café Dona Nenem na mídia Visita Expocaccer Visita Federação dos Cafeicultores Prêmio Região do Cerrado Mineiro VI Prova de Cafés Imaflora – Rainforest Melhor café RAINFOREST do Brasil Café Dona Nenem na Austrália e Nova Zelândia Dulcerrado Specialty Coffee – Edição Especial Irrigação Sustentável Dona Nenem na Expogenética O descanso dos grãos Um tesouro dourado no Cerrado Mineiro Prêmio Região do Cerrado Mineiro Visita à illy caffè Colheita de Café 2014 Visita Outspan Brasil Café Dona Nenem estará presente na Agrofena Visita da illyCaffè Visita de compradores internacionais VT Prêmio Região do Cerrado Mineiro Café Dona Nenem é destaque em publicação da Revista Espresso Região do Cerrado Mineiro recebeu do INPI certificado oficial de Denominação de Origem para cafés Eduardo Pinheiro Campos é destaque no portal Cafeicultura O produtor mais eficiente do Brasil Prêmio da Região do Cerrado Mineiro Cafe Dona Nenem – Superando todas as expectativas! Café Dona Nenem entre os vencedores do 10º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais Café Dona Nenem é destaque na mídia local após vencer premiação nacional Fazenda São João Grande foi a grande vencedora

• Entre em contato

+55 34 9939 7939

+55 34 9913 2070

R. Rio Grande do Norte 726, sl. 1406

Funcionários, Belo Horizonte, MG

CEP: 30130-131

Fazenda São João Grande

Rodovia BR 365 KM 392,5

À esquerda mais 12 km

Fazenda Dona Nenem

Rodovia BR 365 KM 392,5

À esquerda mais 17 km

TEL:(34)9806-1879